os encontros na psicologia contemporanea
Cuidados Sistêmicos
Encontro
Acolhimento
Ética Profissional
Práticas Contemporâneas
Escuta Clínica
Homeostase
psicologia
contemporânea
Leituras Sistêmicas
Abordagens
Psiquismo
Corpo
Cultura
Tratamentos Recentes
Repertórios
Psicologia Contemporânea* é um pensamento idealizado por Leonardo Maia sobre as práticas e abordagens clínicas. Propõe, por meio de uma articulação sistêmica, psicanalítica e multidisciplinar, o estudo, o desenvolvimento e a práxis da Psicologia aplicados ao processo vivo do psiquismo e dos seus desdobramentos. Neste rico campo de ressonância, o encontro é a palavra chave para a observação profunda da condição humana e da empatia entre os pares analíticos.
A partir da interação desta ciência com suas técnica psicoterápicas e teorias, surge a sustentação para a Interpretação dos fluxos percebidos da realidade e com isso, podemos particularizar os Atendimentos com cada paciente.
Psicologia Contemporânea potencializa-se especialmente a partir das vivencias compartilhadas por profissionais, resultado de suas escutas e acolhimentos clínicos.
Nesta dialética, encontramos convergências entre abordagens, fazeres e fundamentos que diminuem o sofrimento e angústias dos pacientes e desenvolvem uma conexão rizomática que ampara o psicólogo no "estar sozinho" diante do fenômeno psíquico.
Para tanto, a vivência profissional passa a ser alicerçada em duas matrizes, sendo uma de Leituras possíveis e outra de Cuidados que guiam os Psicólogo e Terapeuta em sua trajetória profissional, conceitual e de desenvolvimento pessoal.
*Este conceito e este nome fazem parte de um projeto de pesquisa que encontra-se em processo de desenvolvimento para publicação em breve.