top of page
  • Foto do escritorLeonardo Maia

Terapia em Grupo


Terapia em Grupo funciona?

O Processo de Terapia em Grupal é mais demorado?

Será que não ficarei exposto(a) no grupo?

Fazer Terapia em Grupo é muito caro?

A Terapia em Grupo é pouco difundida devido a uma noção errônea de que as pessoas serão expostas e se envergonharão. Também muita gente acha que dividir o tempo de terapia com outras pessoas pode ser menos eficaz, e que talvez demore o dobro de tempo para que seus problemas sejam elaborados. Essa noção faz parte de um imaginário social, mas ao contrário disso, a Terapia em Grupo é uma prática de empoderamento, socialização e elaboração de conflitos muito eficaz. E como isso é possível?


Normalmente, um grupo é composto de no mínimo três pessoas, os encontros ocorrem ao menos uma vez por semana e tem duração, geralmente, de uma hora e meia. É escolhida uma temática para facilitar a conexão entre os integrantes, que se identificarão com as histórias dos participantes, pois o grupo terapêutico tem o objetivo de melhora dos problemas de todos os participantes. É importante garantir com os participantes o sigilo do conteúdo trocado nos encontros através de um contrato verbal e psicológico.


Existem também grupos livres, sem temáticas específicas, abertos para quem quiser participar, sendo assim, os temas variam de pessoa para pessoa e o número de participantes é flutuante ao longo do tempo.


A melhora acontece, pois os participantes do grupo acabam se identificando e se espelhando uns nos outros por um processo empático, e o grupo se torna um local onde seus problemas são acolhidos e ganham existência e suporte. Faz-se necessária a presença de um profissional com experiência em grupos para que as temáticas sejam guiadas de forma terapêutica e que possa auxiliar nas trocas das experiências.


Por meio da troca, os participantes do grupo passam a se sentir mais fortes e com mais bagagem de experiências para superar seus problemas, pois o grupo cria um laço de apoio e força mútua. É uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que tem algo em comum e que estão abertas ouvir e compreender através do compartilhamento de vivencias.


Outro benefício da Terapia em Grupo é o custo, pois divide-se o valor da terapia entre várias pessoas ocasionando em custos mais acessíveis em relação à psicoterapia individual.


Gostaria de mais informações, clique aqui para enviar um e-mail ou WhatsApp.

Inscreva-se para receber os novos textos deste site!

bottom of page