Leonardo Maia
Supervisão Clínica Online: Agilidade e Ética!
Melhore seu repertório Clínico com os melhores profissionais!
Tenha uma visão mais ampla das estratégia terapêuticas.
A supervisão beneficia você e os seus pacientes!
Este texto destina-se aos profissionais de psicologia e tem por objetivo promover e informar sobre a modalidade de Supervisão Clínica Online.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) aprovou há alguns anos, a realização dos serviços psicológicos por meio virtual ou digital, incluindo nestes a orientação entre profissionais ou seja, Supervisão de Casos Clínicos.
Para este trabalho, o supervisor e o supervisionado podem utilizar neste contexto a vídeo conferência e em casos particulares mensagens de texto ou e-mail porém, os programas devem ser testados e aprovados quanto a sua segurança e a criptografia dos dados.
Resumidamente, a Supervisão Clínica, trata-se de uma troca de experiências e de aprendizado terapêutico e clínico que fazemos com outros profissionais de forma a enriquecer nosso repertório proporcionando atendimentos mais éticos e direcionados.
Muitas vezes nos deparamos com casos bastante complexos e com muitas variáveis. Desta forma a visão ampliada de alguém mais conectado com seguimentos específicos da psicologia, com a literatura ou mesmo com a práxis no consultório, pode contribuir decisivamente para que tenhamos sucesso e adesão do paciente ao tratamento.
Cada decisão pensada em conjunto fruto destes encontros, torna-se, acima de tudo, uma estratégia clínica.
Vale lembrar que existe uma base tríplice que apoia a formação e a manutenção de um psicoterapeuta neste lugar de escuta e de tratamento. Este alicerce ainda é caracterizado genericamente sob a forma triangular preconizada por Freud na sua Psicanálise.
A primeira base é a Formação Teórica:
Todos aqueles que desejam realizar atendimentos clínicos deve ter em mente o longo percurso de estudos, dedicação e investimentos financeiros que esta profissão exige. Estamos falando aqui de algo como 5 anos de graduação em psicologia e mais 2 ou 4 anos de especialização em uma abordagem específica dentro deste campo do saber. Mesmo obedecendo à esta condição mínima, o profissional da psicologia deve seguir seu caminho sendo alguém ávido pelo conhecimentos e pelas descobertas relacionadas ao comportamento humano.
A segunda base é a Formação Técnica:
No período em que o psicólogo encontra-se em formação, boa parte dos atendimentos são realizados com acompanhamento individual de cada caso e de casa sessão. Normalmente a formação prática da psicologia tem seu início somente após o quarto ano de graduação. Os estudantes começam então a participar como ouvintes em supervisões para, mais tarde, receberem um caso que será supervisionado por um professor/professora ou por outro profissional mais experiente até o seu amadurecimento no ofício.
Aqui portanto encontra-se a Supervisão Clínica a qual todos os profissionais, mesmo depois de formados, devem recorrer com alguma frequência para que possam dividir as responsabilidades e decisões clínicas. O consultório, por vezes, torna-se um ambiente muito solitário e saber que os casos estão sob uma corresponsabilidade, verdadeiramente amplia a qualidade dos atendimentos e a postura profissional fica melhor pautada.
Assim, o olhar e troca de um terceiro, geralmente com mais experiência e qualificação, pode ajudar o profissional a sanar suas dúvidas sobre técnicas terapêuticas e refletir sobre o vínculo terapêutico. Para além de ser somente um tutor, o supervisor torna-se alguém importante para a formação permanente do psicólogo em sua jornada.
A terceira base é a Análise Pessoal:
Talvez este seja o principal ponto na trajetória de um futuro terapeuta, descobrir-se analista e verbalizar o desejo da escuta direcionada ao outro é algo da ordem do inconsciente e que surge exatamente no interior do processo analítico vivo para cada indivíduo.
Durante a análise pessoal este aspecto será vasculhado e revisitado diversas vezes pela dupla analista/analisando no intuito de perceberem as motivações no seu percurso que o levará até o acolhimento dos paciente em um consultório.
Por esse motivo, todos os psicoterapeutas necessitam de supervisão, especialmente porque podemos sempre nos surpreender com a singularidade do ser humano, com as atualizações teóricas, descobertas científicas e com as particularidas do psicodiagnóstico.
Portanto para este recorte, a Supervisão Clínica Online se adequaria especialmente para aqueles profissionais em transito ou que residem em regiões distantes dos grandes centros ou com alguma restrição ao acesso à determinadas abordagens e psicólogos.
Até a data deste texto, o CFP estabeleceu o limite de até 20 contatos virtuais, regulares ou distribuídos em um período de tempo combinado entre os envolvidos. Com encontros quinzenais por exemplo, é possível que o trabalho se estenda por até 12 meses ou mais, período este bastante razoável para o acompanhamento clínico de casos.
Certamente haverá uma atualização nesta regra, permitindo que os serviços de psicologia online tenham prazo estendido para a necessidade de cada situação.
Experiemento uma Supervisão Clínica Online e perceba a diferença e evolução em sua postura diante dos pacientes!
A supervisão acalma o profissinal, o forma e prioriza decisões clínicas por meio do compartilhamento de saberes em um ambiente de parceria e confiança.
Sendo assim, o que nos parece constante e atemporal é a recomendação que nos foi passada por Freud, ou seja:
Estudo aprofundado da Técnica, Análise Pessoal e, principalmente, a Supervisão Clínica!
Para agendar uma Supervisão Clínica ou uma Sessão de Orientação online,
Para saber mais sobre o autor, enviar um e-mail ou whatsapp,
Para saber mais sobre o conceito de Supervisão Online,
Links importantes:
Psicologia Contemporânea Online (site de orientação on-line)
Código de Ética Profissional do Psicólogo:
Resolução CFP n°11/2012:
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo:
Conselho Federal de Psicologia:
Comentarios